terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Atendimento ao cliente... Oi?


"Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo
para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro
em algum outro lugar."
Sam Walton - Fundador do Wal-Mart


Algumas empresas tem contato diário e intenso com um grande número de clientes e os nivela como iguais da pior forma possível... Lojas de shopping, bares e restaurantes, salões de beleza, supermercados, etc.

Em alguns destes comércios temos um contato ao menos semanal, pelo menos comigo é assim em relação a supermercado e salão de beleza. Talvez justamente pelo fato de o contato ser semanal, e já duradouro, percebo que o valor dado ao contato com o cliente é cada dia pior!

O estabelecimento comercial tem um aviso que inicia funcionamento às 9 horas, PORÉM, ele abre às 9 horas! O profissional chega para iniciar suas atividades laborais às 9:05 horas e ainda irá arrumar seu ambiente de trabalho, separar o material de trabalho, cumprimentar os demais colegas que também estão chegando e então iniciará seu atendimento às 9:15 – 9:20 horas.

Desrespeito, para dizer o mínimo!! No caso do salão de beleza eu AGENDEI atendimento para 9:00 horas e não 9:20 horas! Você pode pensar, “Nossa! Que chata!”... Não é ser chata, é questão de comprometimento! Eu, assim como a maioria dos clientes, tenho outros compromissos.

Hoje passei por uma cena ainda mais surreal... Chego para atendimento e descubro que a profissional que habitualmente me atende ainda está em férias! Ótimo, para ela!! Porém, eu contatei o estabelecimento ontem e perguntei se a mesma havia retornado e informaram que sim... Ou seja, confirmaram algo que não ocorreria! Por sorte outra profissional tinha horário vago e realizei o serviço com esta! Não questiono a qualificação profissional da mesma, se é boa ou não, questiono exclusivamente o tipo de tratamento dado a uma cliente que freqüenta o mesmo estabelecimento há 3 anos! Se comigo é assim, o que deve ocorrer com os clientes novos?

Enquanto realizava o procedimento vi que outra profissional do salão ficava fumando na porta para bater papo com quem estava dentro do salão, falando alto e naquele tipo de conversa que eu realmente não sou obrigada a compartilhar... Percebendo o semblante de poucos amigos que não conseguia disfarçar a manicure me oferece um café. Ai ai ai ai ai!!

Não havia café, já que as 4 pessoas que não estavam atendendo ninguém (sendo que uma delas é a responsável por esta tarefa dentro do estabelecimento) estavam batendo papo e comentando sobre as festas de fim de ano... Foi maior que eu, não pude conter o comentário quando disseram que ainda não tinham feito café:

- Mas é claro que não, até elas colocarem a fofoca de férias em dia o cliente fica esperando atendimento e café!!

Claro que ganhei um olhar de reprovação! Mas ninguém perguntou o porque eu, cliente que paga adiantado os procedimentos que realizarei dentro do mês, venho a cada dia ficando mais e mais insatisfeita com os serviços prestados...

Confusão em agenda, pagamentos, profissional A falando mal de profissional B na frente do cliente, profissional falando mal de cliente que acabou de sair ou chegar... Imagino o que falam de mim: “iiihhh! Chegou a chata da cutícula...”

O grande problema é que nas situações acima elencadas o estabelecimento “esqueceu” do cliente e demonstra que não faz a mínima questão de atende-lo de forma ao menos respeitosa... Quem perde? Hoje eu, como cliente, que não fico satisfeita. Amanhã, o estabelecimento, garantindo que eu tenha uma imagem negativa do mesmo e jamais o recomende.

Aí você se pergunta: porque ainda freqüento o estabelecimento? Porque a minha manicure é absolutamente maravilhosa, mas assim que ela mudar eu mudo também :) 

#fidelidade a quem realmente presta o bom serviço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário