domingo, 1 de maio de 2011

PLÁGIO!




Recentemente a @bicmuller, que é uma das responsáveis por um excelente blog e twitter que trata de cantadas de pedreiro (já sabe qual né!!) comentou sobre plágio, em seu twitter pessoal!

Um desocupado copiou o exato termo utilizado – PEDREIRO ONLINE – e ciente do sucesso que é referido personagem, também usurpou o layout do blog das meninas - sim, são meninas lindas que escrevem o Pedreiro J...

Há duas semanas também comentávamos sobre a questão de plágio em relação a um texto do Fabio Gueré e uma propaganda da GM, sendo que a agência de marketing responsável pela propaganda alegou que houve a mesma inspiração. Sim, inspiração no texto de humor dele né! Ademais, não se trata de coisas de senso comum ou coisas facilmente associadas entre si como arroz e feijão, sol e praia, eu e sarcasmo... Foi uma sacada original (e depois copiada!)
@elainepedroso Elaine Pedroso

Mas meu maior problema (e ódio mortal) é o plágio acadêmico...
Sou professora universitária há 8 anos e já tive muitos problemas de trabalhos acadêmicos plagiados! Mas sempre mantive a mesma conduta, zero o trabalho e informo claramente que não serei conivente com tal ilícito! Sim, ilícito! E dependendo da situação, vários ilícitos penais diferentes.

Veja, um professor pede que você faça um trabalho acadêmico que será parte da sua nota bimestral, você vai para a internet, copia e cola qualquer coisa, formata e entrega ao professor.

Você aferiu uma vantagem (nota parcial do bimestre), de forma ilícita (não fez o trabalho, eis que copiou de outra pessoa), induzindo o professor em erro (a princípio ele acredita que você fez o trabalho) = ESTELIONATO (art. 171 do Código Penal)!

Ainda, temos de consideração a questão de que o plagiador está se apropriando de obra intelectual de outra pessoa, sem autorização. Conduta esta tipificada no art. 184 do Código Penal:

Art. 184 - Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
§ 1º - Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

 

No semestre passado passei por situação de plágio acadêmica ridícula, para dizer o mínimo! Uma aluna teve a capacidade de fazer um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC em Bacharelado em Direito de um assunto de baixa relevância jurídica (na minha concepção não foi um trabalho jurídico!), sem embasamento teórico ou estatístico e pior, plagiou mais de 50% do trabalho...

Como docente da banca avaliadora minha nota foi pela reprovação de referida aluna, sendo acompanhada pelos demais componentes da banca (inclusive o orientador!!!), a aluna recorreu da decisão da banca (direito dela!) e foi aprovada...

Oi??

Trabalho plagiado aprovado? Sim, ela não fez outro...

Não sou conivente com esta conduta e por mais que digam que a conduta dela somente demonstra que não é pessoa idônea e que nunca será aprovada pela OAB é o menor dos problemas...

Ela foi minha aluna e eu sinceramente tenho vergonha em dizer que uma ex aluna que tem tamanha falta de caráter dentro do meio acadêmico será o tipo de profissional que repudio cada vez que tenho que contestar uma petição lixo feita através de pesquisa no Google: “divórcio + modelo”

Eu fiz o que considero correto: reprovei, demonstrei claramente que não coaduno com tal conduta, e pedi (através de meio cabível) que a OAB seja oficiada acerca da fraude, eis que este órgão de classe é responsável pela fiscalização dos cursos de Direito...

Não copie nada dos outros! Use sua própria criatividade ou tenha caráter suficiente para reconhecer que você é incompetente em alguma coisa!



Para saber mais sobre plágio:




"A única profissão para a qual não se precisa de nenhum tipo de formação é a de idiota.
Para as demais é preciso estudar." (Joseph Pulitzer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário