sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Santa Felicidade tem frango, polenta e muito mais...


Santa Felicidade na minha vida
Todos os dias da minha vida
Ter você
Traga sua alegria
Mude minha vida

A sua leveza é bem-vinda
Santa Felicidade - Nenhum de Nós  

Sou a favor da liberdade de expressão, mas as pessoas tem que ter  bom senso ao expressar essa liberdade!

Ontem um curitibano ligado ao setor cultural da cidade fez um comentário (via facebook) sobre um sonho... Dizia que sonhou que um meteoro cairia sobre a Terra e atingiria especificamente Sta. Felicidade (bairro curitibano de colonização italiana), acabando assim com a “polenta frita, frango frito, macarrão ao sugo (aguado) e vinho de colonia... (...) As vezes meus sonhos revelam minhas piores fobias, detesto restaurantes ruins”!

Houveram vários comentários, sendo que a maioria defendiam o bairro e sua comida! Acho que a defesa deve ir um pouco mais além e foi neste viés que comentei ao moço da cultura:

felizmente já informaram que o asteróide não colidirá com a Terra, muito menos em Sta. Felicidade...
Bairro este que escolhi morar qdo me mudei de Londrina para cá e me apaixonei instantaneamente!

O que me encantou foi a rua de paralelepípedo no centro do bairro (Manoel, assim como vc...), a história de como tudo foi colonizado, a tradição de colônia, a gama comercial que me permite ir ao banco, armarinho, supermercado e farmácia em menos de 5 minutos.
O jeitinho simpático dos que aqui moram, pois são contrários ao que dizem que curitibanos são fechados e os restaurantes...
Ahhh! aquele cheirinho de tempero que cerca o bairro!
Claro, tem quem não goste, mas isso é super simples de resolver, basta escolher outro bairro para almoçar!

Pode ter sido piada (de mau gosto)? Pode...
Mas não acho salutar que alguém envolvido com cultura faça esse tipo de comentário, afinal, será que não há conhecimento acerca do patrimônio material e imaterial envolvido no tal macarrão "aguado" e vinho de colônia?

Fica a dica, ao invés de deturparmos entendimentos que possam soar mesquinhos, que tal analisarmos o que cada bairro curitibano tem de melhor a oferecer? :)

Há pouco contei ao meu irmão e cunhada o que ocorrera e como era possível entender tamanha infelicidade de comentário e o meu irmão comentou: “o primeiro restaurante da Manoel Ribas é o Peixe Frito”, logo, nada de macarrão, polenta ou frango...

E lembrei, um dos últimos é a Petiscaria do Victor que também não é de orientação italiana!!

Ou seja, o moço da cultura sequer conhece realmente o que ele está falando! Mas já que ele pouco conhece e eu amo morar aqui, vou dar algumas dicas...

Santa Felicidade é um bairro de colonização predominantemente italiana e recebe este nome em razão de uma doação de terras realizado pela Dona Felicidade Borges aos imigrantes. A primeira igreja do bairro foi construída em 1891 e a primeira escola em 1899. Na virada do século 19 tivemos construções como a Casa Culpi, a Casa dos Arcos, a Casa dos Gerânios e a Casa das Pinturas.

A Casa Culpi o mocinho da cultura deve ter ouvido falar, pois se trata de patrimônio histórico que hoje abriga o Memorial da Imigração Italiana em Curitiba e serve de museu e espaço cultural. A casa dos Arcos é restaurante e mantém a construção original (dica, a tábua de picanha com legumes é divina! Aproveite, já que há quem não goste de macarronada e frango!). Os demais citados também mantém suas construções originais (assim como outros pontos do bairro), ou seja, tem-se mais de 100 anos de construções devidamente conservadas. Isso se chama patrimônio histórico, que também é uma vertente cultural...

Se duvidar pode perguntar ao IPHAN, que sabe muito mais que eu sobre isso!!

Mas Sta. Felicidade também é patrimônio imaterial... Quem anda pelo bairro às vezes escuta um sotaque diferente! O pessoal da colônia! São tão divertidos... (Se almoçar no Piemonte ouvirá este sotaque e verá fotos divinas da época da colonização! Mas fique tranquilo, o almoço é em sistema de buffet self service e lá tem o melhor cupim assado que já comi na vida! mas também tem macarronada, risoto, frango e polente, se quiser...)

Eles (pessoal da colônia) contam como era antigamente, mantém costumes como o vinho de colônia (eu amo!! É daquele docinho que você bebe e nem sente...), o queijo nozinho e as tradições familiares. E aquele biscoito orelha de gato?? Não há nada melhor! Sabe aquele almoço de família, aos domingos, com um monte de gente? Então, isso é tradição...

Não venha me dizer que isso é irrelevante! Se quem é ligado ao setor cultural pensa assim, por favor, releia as determinações do IPHAN dos últimos 10 anos e veja que tipos de reconhecimentos de patrimônio imaterial tiveram registro (Paneleiras de Goiabeiras, Capoeira, ofício das baianas de acarajé em Salvador, Bumba Meu – Boi no Maranhão, Modo de Fazer Queijo de Minas, etc.).

Então Sta. Felicidade é comida e gente de origem italiana?

Não, Sta. Felicidade é um bairro que congrega um excelente e vivo setor comercial (tendo inclusive Associação Comercial e Industrial própria), 3 times de futebol amadores (Trieste, Iguaçu e Flamengo), mobilidade sem a loucura do trânsito, o Brechó da Lu (que recentemente me ajudou a achar um vestido liiiindo, anos 60 para uma festinha!!), a quitanda que tem todas as verduras e legumes fresquinhos e uma população de aproximadamente 25.000 habitantes!

Se apesar de tudo isso você ainda achar que aqui não serve para nada entenda que quem não serve para Sta. Felicidade é você!



DADOS:
PATRIMÔNIO IMATERIAL – IPHAN
http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=10852&retorno=paginaIphan

PATRIMONIO IMATERIAL PARANAENSE:
Manifestações Religiosas: CAVALHADAS em Guarapuava
Danças, Músicas: FANDANGO no Litoral Paranaense
Lendas: TAROBÁ (Cataratas do Iguaçu), CAÁ-YARI (Erva Mate)
Culinária e Iguarias: BARREADO e CACHAÇA MORRETIANA no Litoral Paranaense

Nenhum comentário:

Postar um comentário