terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bacharel em Direito ≠ Advogado




Escrevendo sobre a questão de ler ou não ler e como isso pode melhorar a capacidade intelectual me lembrei das discussões sobre o Exame da OAB!

Já foram tantas indisposições no twitter por causa disso que já nem sei mais como explicar para as pessoas que discordam sobre o Exame, apenas peço que não discutam mais isso comigo!!

Mas ontem foi mais uma vez a lamúria de um desocupado que encheu minha timeline para falar mal do Exame da OAB. Chamou de máfia da OAB, estelionatários e que nós (advogados) temos medo deles (bacharéis) entrarem no mercado e que assim nós deixaremos de enganar idosos e trabalhadores (oi?? Que tipo de argumento é este fofo?)

Argumentei que se ele não conseguia passar no Exame da OAB não era culpa da OAB propriamente dita, mas dele, que ao contrário de estudar ficava mandando recadinhos sobre um assunto que não me interessa e que já havia, em inúmeras oportunidades, manifestado meu total apoio ao Exame de proficiência da OAB.

Mas o detalhe que realmente me chamou a atenção foi a forma como ele postou o recado (além da falta de educação em suar caps lock!), ele dá como certa a decisão do STF para abolir o exame da OAB.

Há possibilidade de a decisão se dar na quarta feira próxima, porém ele alega que já é certa a decisão de inconstitucionalidade do Exame:

SE ele realmente fosse um bom aluno e merecesse ter a mesma carteirinha rosa que eu tenho, saberia que se houver decisão favorável ao pleito de fim de exame a mesma
ainda é passível de recurso, mesmo que embargos de declaração (coisinha mais simples!)

SE fosse um pouquinho mais esperto avaliaria o impacto político –social de uma decisão deste porte;

SE estudasse seus próprios argumentos não me diria que o MEC disse que a faculdade lhe formaria advogado, pois afinal de contas ele fez faculdade de bacharelado, e apenas isso!!

SE tivesse argumento não diria que tem pena dos meus clientes (oi?? De novo esse tipo de argumento sem nexo?)

E por aí vai o tipo de ilógica do ser!

Mas a pergunta que sempre fiz aos meus alunos que reclamam do Exame: quando você prestou vestibular para cursar Direito sabia que teria 5 (cinco) anos de curso e depois, se quisesse ser advogado teria que prestar Exame da OAB?
- Ahh! Mas profes...
(nem espero a resposta e já interrompo!)
- sabia ou não sabia??
- Sabia! (cara de bravo, geralmente)
- Então lhe foi prestada a informação adequada e clara (trocadilho de advogado – art. 6º do Código de Defesa do Consumidor)


Ou seja, a pessoa perde tempo discutindo algo que sequer consegue embasamento lógico, partindo para algum tipo de agressão gratuita ao invés de sentar confortavelmente e estudar!

O Exame da OAB é necessário para garantir uma sociedade civil organizada, onde as pessoas tenham capacidade de discutir direitos e deveres perante o Estado, sendo representadas por alguém que tenha capacidade para tanto! Se todas as faculdades de Direito garantissem a base que o desocupado alega não teríamos um índice de reprovação tão alto...

Há exceções, claro que sim! Temos aqueles que sabem a matéria e por motivos geralmente  psicológicos não conseguem se sair bem na realização da prova, mas estes são a minoria e apesar de não serem advogados trabalham como Bacharel em Direito!

Ao invés de lutarem contra o Exame e ficarem enchendo a timeline alheia com bobagens, vai ler o código de processo civil vai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário